Lichia Lighting | Olhar de Neblina
2958
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-2958,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,

Olhar de Neblina

Category
portfolio
About


Companhia Dança Sem Fronteiras
Direção: Fernanda Amaral
Cenografia: David Schumaker
Fotografias: Ricardo Teles

Baseado no trabalho do fotografo esloveno Evgen Bavcar.

“A obra do fotógrafo esloveno naturalizado francês Evgen Bavcar busca as relações possíveis entre a visão, a cegueira e a invisibilidade. Completamente cego dos dois olhos, Bavcar constrói as imagens fotografadas através de uma relação verbal com quem enxerga as fotos. É através do relato dos outros que surge para ele um universo ordenado à distância, mas capaz de alcançar uma intensidade espiritual ao resultar na obra de alguém que se apropria de algo que não vê. Recontar o que há no papel é, para Bavcar, uma maneira de transcender a imagem.” (Por Lucrécia Zappi)

Partindo do resultado de alto contraste das fotografias de Bavcar (onde prevalece o escuro) e também das fotografias que são projetadas em cena do fotografo Ricardo Teles (onde prevalece o luminoso), a concepção da luz circundou dois conceitos: o binômio opacidade/transparência e contraste entre o calor da cor vermelha (sua última memória de cor) e a tonalidade azul da luz do dia, comum em fotografias diurnas.

Além de efeitos de luz em contra plano, cenas com refletores de facho demarcado desenhando cenas de chiaro-oscuro, o movimento de transição de cenas se integrou lentamente com a projeção de fotografias, a fim de consolidar as imagens aos poucos, tal qual acontece no banho químico do papel fotográfico durante a revelação.