Lichia Lighting | Apartamento no Itaim (São Paulo)
3104
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-3104,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,

Apartamento no Itaim (São Paulo)

Category
portfolio
About


Arquitetura de interiores: Aragão Rambelli
Fotografias: Daniel Ducci

A direção formal do projeto de interiores deste apartamento foi de limpeza e elegância no detalhamento geral de estantes e armários, bem como na escolha do mobiliário, sempre criteriosa e já usando o acervo existente dos clientes, que contam também com expressiva seleção de obras de arte.
Baseando-se nisso, o projeto de iluminação buscou um número mínimo de pontos de iluminação, fazendo a integração de montagens luminosas ao mobiliário sempre que possível, e em geral fornecendo uma iluminação bastante técnica e discreta.

Para as peças decorativas, foram escolhidas em conjunto com os moradores opções minimalistas, leves, quase invisíveis.

Caso do pendente “Tim” (fabricado pela Oty Light) adotado nos casos das mesas de trabalho ou estudo.

Para mesas de reunião e copa, foi utilizado o pendente “Central” (fabricado pela Serien Lighting) com acendimento dimerizado por sensor gestual.

Para a sala de jantar foi executada uma versão personalizada da luminária Schlitz (desenvolvida pelo icônico designer Ingo Maurer), com revestimento em dourado exclusivo para esta peça.

Este brilho dourado, escondido no que parede ser uma fenda curvilínea aberta no teto do ambiente de forma lúdica, torna a montagem ainda mais impactante, pois nessa versão da luminária, onde a instalação é integrada ao forro e portanto integrada ao ambiente arquitetônico, a luminosidade dos seus dois sistemas – o sistema de luz indireta (que acende o nicho dourado) e o sistema direto (pontos incidentes sobre a mesa de jantar) – se revela de forma surpreendente: apenas quando se está muito próximo à peça.

Assim são obtidas sensações de fruição estética semelhantes as sensações proporcionadas por obras de artes de artistas como Anish Kapoor e Lucio Fontana.

A programação de cenas teve um papel importante para construção de várias atmosferas disponíveis para os ambientes, dando bastante dinamismo de uso para o apartamento.