Sede Administrativa Vicenza
O ponto forte do projeto de iluminação é a linha de luz que conduz a circulação.
Ela tem um aspecto gráfico, de linha que percorre e conduz, e também tem outra função; ela conforma os espaços arquitetônicos, na medida em que ilumina os planos verticais, ou seja, as paredes da recepção e da circulação.
Isso porque as luminárias foram dispostas de forma continua e possuem refletor assimétrico, que proporciona o efeito wallwasher.
Então na conceituação do projeto, tudo que não era área de trabalho, foi tratado com linhas; circulação, banheiros, halls, copa.
Nas áreas de trabalho, adotou-se uma distribuição mais tradicional em ambientes corporativos, luminárias aletas e de luz indireta, mas mesmo dentro destas, as linhas da circulação irrompem e fazendo a mesma função de auxiliar na leitura do espaço.
Nos ambientes de entrada, recepção e sala de estar, adotou-se pontos com a abertura de facho estreita, para diminuir o nível de luminância e além disso, criar destaque para as pedras naturais a serem expostas nas estantes e num nicho embutido no piso (é um escritório de mineração e prospecção).
Arquitetura Andrea Macruz e Eduardo Altino
Fotografia Gustavo Xavier