Apartamento Alameda Santos

O ponto de partida para este apartamento foi o desejo expresso pelo cliente em ter uma ambientação bastante cênica. Colecionador de obras de arte, e com coleção sempre crescente e mutante, a solução da montagem de refletores cênicos em um trilho permitiria a flexibilidade adequada.

Como o desenho de interiores se desenvolveu em revestimentos escuros (concreto aparente da laje, pilares e paredes), foi necessário também providenciar um pouco de luz difusa através de uma montagem na parte superior da calha que aloja os trilhos. Calculadamente, esta luz não ultrapassa a nervura da laje, para assim acentuá-la em sua característica construtiva.

O projetor adotado, de aparência semelhante aos refletores usados em teatro, trouxe um excelente controle de ofuscamento, e ainda permitiu uso efeitos coloridos: verde para o canto do som, cor de rosa para a sala de música, âmbar para os móveis de madeira e estofados de couro. Foi possível saturar o tom vermelho da cortina bastante cenográfica, que separa a sala da cozinha.

Para a sala de tv, foi sugerido manter trechos de forro de gesso convencionais, para oferecer uma ambiência particularizada e mais aconchegante. Mesma lógica para a sala de jantar, que contrasta à laje nervurada num grande plano branco, alojando luz para a parede de background. Para a cozinha criou-se no forro existente nichos que emulam as mesmas cavidades da laje nervurada.

Arquitetura Marize Guiotto

Fotografia Daniel Ducci

 

979 views