desenho de luminárias, forro de gesso, tetos escuros

O valor de acabamentos escuros em forro de gesso para um restaurante

Na biblioteca básica do “lighting design” está o livro “Em Louvor da Sombra” de Junichiro Tanizaki, nele lemos que os japoneses utilizam louça escura em laca em lugar das porcelanas claras do ocidente, dessa maneira não é perceptível a diferença entre a tigela e o seu conteúdo e, por isso, outras sensações podem surgir ao se consumir os missoshiros e outros caldos.

Em espaços arquitetônicos, os fundos escuros são capazes de colocar em evidência outros elementos do desenho do ambiente, porque oferecem o contraste.

No restaurante Iki (fica em Campinas, SP) a implantação inicial contava com forro acústico tradicional, na cor branca, e logo foi percebido esse forro modulado, instalado em placas 60x60cm, estava passando uma ideia muito “corporativa” do lugar.

Ao ser pintado de preto, o ambiente cresceu muito, a modulação de placas deixou de ser percebida, assim como outros elementos de infraestrutura como sprinklers, detectores de incêndio, e os difusores do ar-condicionado.

O material (cobre) das luminárias do restaurante ficou mais reluzente, e o mesmo destaque aconteceu com o couro dos sofás, madeiras dos tampos e biombos, etc.

Projeto de iluminação: Lichia Lighting

Projeto de arquitetura: Stella Criciúma

Fotografias: Rafaela Netto

Archives