LED forum 2023 e as nossas práticas no uso da luz na natureza
Se aproxima o momento que anualmente a comunidade brasileira de iluminação se encontra para um fórum em São Paulo.
Por conta dessa ocasião, quero falar da edição de 2023, ela teve como tema a frase: “À luz do contexto”.
As curadoras do evento explicaram que a etimologia da palavra “contexto”, compartilha a raiz das palavras “tecido”, e “tessitura”, por essa razão faz sentido falar das 3 conferências que se conectaram em defesa do cuidado do uso da luz como um valor de preservação da natureza; florestas, animais silvestres e a própria saúde humana.
Nicolas Houel contou da reconfiguração da iluminação urbana da cidade de Brest na França, num processo de pesquisa que incluiu além dos lighting designers, uma interação entre o poder público e a população local.
Tero Makinem contou como a iluminação de uma salina no Chile foi reformulada para diminuir o impacto ambiental que estava gerando desorientação de aves, um fabricante de lentes criou uma tecnologia capaz de cortar 99% do trecho azul da energia luminosa. Fez parte do projeto também a diminuição geral do fluxo luminoso, fachos luminosos mais controlados e acionamento das luminárias por telegestão.
E por fim, Marko Brajovic instou a plateia a sonhar o futuro através de imagens geradas por inteligência artificial, onde era possível antever uma cidade-floresta, uma cidade pensada para mais espécies animais que não apenas a espécie humana.
Foram conferências que inspiraram e afirmaram valores importantes nas práticas de nosso escritório, o uso criterioso da luz é tema de alguns projetos em andamento, como por exemplo, um centro de encontros para lideranças indígenas na Amazônia e em algumas residências onde o lote faz divisa com matas em condomínios.