O Percurso do Projeto
análise de projetos e necessidades
O primeiro momento do processo é a análise das intenções formais dos projetos de arquitetura, de interiores ou de paisagismo.
Também acontece a investigação dos desejos e a experiência com ambientes iluminados com os futuros usuários.
É feito um levantamento preliminar os pontos críticos para a iluminação artificial e também do fornecimento da iluminação natural, seja pela falta ou pelo excesso, o que causa ofuscamentos desconfortáveis.
(imagens de ilustração projeto de Estúdio HAA!)
avaliação da iluminação natural
Com mais atenção, se verifica as condições da construção em relação ao curso do sol, e das eventuais edificações do entorno, que podem criar anteparo ou rebatimento da iluminação.
As simulações em softwares ajudam a verificar a variação de luz ao longo do ano e do dia, tornando possível aperfeiçoar o plano da divisão dos grupos de acendimento da iluminação artificial e otimizando o uso de recursos energéticos.
Eventualmente este estudo ajuda a levantar a necessidade de ajustar o tamanho das aberturas, ou propor anteparos.
concepção do desenho de iluminação
Nosso método de trabalho busca a tradução das intenções do projeto de arquitetura na proposição de iluminação, procuramos também dialogar com as condições da luz natural (balanceando ou enfatizando).
Gostamos de cruzar, nesse momento, arte e design para chegar em propostas personalizadas.
Se o repertório de produtos existente no mercado não for suficiente, é muito usual fazermos o desenvolvimento de luminárias.
simulações de desempenho através de softwares
Nessa etapa inicial, softwares de cálculo ajudam a consolidar a concepção de iluminação nos atributos de atendimento à quantidade de iluminação, uniformidade e até o controle de ofuscamento.
detalhamento do projeto
Essa fase costuma acontecer em dois tempos:
• A composição dos detalhes e informações para verificar a viabilidade de integração dos outros sistemas como ar condicionado, estrutura, e também ser possível o levantamento de orçamentos.
• Com a consolidação da etapa anterior os detalhes se aprofundam e é obtido o material gráfico de orientação da execução do projeto.
desenvolvimento de peças originais
Quando este caminho é necessário, fazemos ensaios preliminares em maquetes e mockups bem como a pesquisa dos componentes de iluminação, leds e seus equipamentos auxiliares (drivers e fontes), em seguida vem a fase da prototipagem e testes de desempenho lumínico e térmico.
equalização de orçamentos
O setor de iluminação passou por uma revolução com a chegada da iluminação fornecida por LEDs, os parâmetros para considerar quantidade de iluminação mudaram, e outros atributos ganharam evidencia: a temperatura da cor (fria ou quente), a capacidade de reproduzir cores fielmente, e em especial a vida útil do produto.
Na profusão de fornecedores disponíveis é importante tornar possível uma comparação real entre produtos tecnicamente similares, para saber qual será o melhor investimento de compra.
planejamento para sistemas de automação
A automação dinamiza a experiência do ambiente iluminado ao tornar possíveis as variações de cenas originalmente propostas pelo lançamento de pontos.
Fazendo a interação com o projetista desta outra especialidade, otimizamos o uso de recursos ao orientar a adoção de sensores de presença e de luminosidade para aproveitamento da luz natural.
acompanhamento das instalações
A experiência de tantos anos deixou claro o quanto a proximidade da obra evita erros, desperdícios de materiais.
É importante estabelecer dialogo com a equipe da construção, entender como cada pessoa equipe contribui melhor para o que o resultado seja impecável.
focalização final
O acabamento de nosso trabalho é a verificação final da instalação, onde sugerimos eventuais acessórios como filtros difusores e grelhas anti-ofuscamento e onde orientamos os fachos luminosos para acentuar os destaques e a modelagem dos espaços, quadros, objetos.