Luz natural como premissa para projeto de iluminação em consultórios médicos
A análise das condições da iluminação natural. para nós. faz parte das proposições do projeto.
Através do levantamento das condições de luz natural em cada espaço arquitetônico é possível detectar pontos críticos de falta de luz, e de excesso de luz (que produzem muito contraste ou ofuscamentos desconfortáveis).
Isso permite uma proposição de equipamentos de iluminação bem dimensionada, balanceando necessidades do acendimento de acordo com o escurecimento do ambiente ao longo do dia, e das estações do ano.
No caso desta clínica de pneumologia, havia luz natural abundante por todo o perímetro do conjunto de ambientes, a análise da iluminação natural permitiu levantar quais consultórios estariam mais favorecidos e o fato dos ambientes mais centrais ao conjunto estarem sem iluminação natural direta.
A concepção de iluminação para esta clínica, entre outras ideias, lançou mão de um elemento linear esguio, fornecedor de luz indireta, que permitiu recriar a mesma conexão contínua entre ambientes, que os caixilhos das janelas proporcionavam.
Além disso essa fonte de iluminação linear altera a tonalidade da luz branca ao longo do dia, ficando mais fria ao final da manhã, e dessa maneira estimulando o ciclo circadiano responsável pela produção de hormônios importantes para a saúde.
Os receptores oculares que captam a variação estão favorecidos pelo fato dessa iluminação estar rebatida pelo teto, em analogia a iluminação da abóboda celeste.
Para o hall central entre as salas de consultórios, onde também funciona uma sala de espera individual, foi proposto uma ênfase maior na quantidade de iluminação, sempre indireta, e também com a aplicação do controle da tonalidade da luz branca através de um sistema de automação.
Nas imagens das simulações vemos o efeito das montagens incorporadas às vigas para iluminação dos planos verticais.
Nas salas de atendimento, além do sistema linear de iluminação indireta que torna o uso da maca mais confortável, existem outros conjuntos de cenas possíveis, como painéis com iluminação difusa e abundante quando é necessária maior acuidade para o exame na maca, e iluminação mais controlada na região das poltronas, onde um atendimento mais intimista e acolhedor pode ser obtido.